Madonna, a residir em Portugal, é considerada a “rainha da Pop”. (Foto: DR)

É conhecida como a “Rainha da Pop” e não deixa ninguém indiferente. Madonna é um ícone da música e inspira gerações desde a década de 80. Numa altura em que se comemora o 60.º aniversário da cantora norte-americana, a biblioteca da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) acolhe a exposição Madonna – the ultimate icon – Celebrating the Queen’s 60th anniversary odyssey

Organizada no âmbito do congresso anual sobre música punk/rock do KISMIF (Keep it Simples, Make it Fast) – coordenado e fundado por Paula Guerra, professora da FLUP – a exposição conta com várias peças ligadas à carreira da cantora. O livro “Sex”, as revistas Bravo dos anos 80 e 90 e postais que retratam alguns momentos da vida artística de Madonna, como a Virgin Tour, são alguns dos elementos presentes.

Madonna, a viver em Portugal desde 2017, é a artista com mais canções no top 10 da história da Billboard. Soma mais de 300 milhões de discos vendidos e tem trabalhado também em áreas como o cinema, a fotografia, o teatro e a escrita, sendo autora de 12 livros infantis.

Madonna – the ultimate icon – Celebrating the Queen’s 60th anniversary odyssey tem curadoria de Sérgio Araújo. A exposição pode ser visitada até 30 de setembro e a entrada é livre. A Biblioteca da Faculdade de Letras da U.Porto está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas.