A partir desta segunda-feira, dia 30 de junho, 5100 jovens alunos com idad01 UJ 2013es entre os 11 e os 17 anos vão embarcar na aventura da “Universidade Júnior”, naquela que é a décima edição desta iniciativa. Com o número de inscrições máximo, a “Júnior” voltou a preparar um conjunto de atividades (mais de 150 diferentes) para os alunos do 5.º ao 11.º ano que durante um mês vão substituir os estudantes universitários nas salas de aula e laboratórios da U.Porto.

Para além dos mais de 5 mil estudantes portugueses, a “Júnior” conta também com a participação de jovens de Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, Macau e Moçambique.

A iniciativa conta com os habituais programas (Experimenta no Verão, Oficinas, Verão em Projeto ou Escola de Línguas) e dá ainda a oportunidade de uma experiência única de alojamento num quartel da cidade do Porto para mais de 830 alunos que não podem diariamente descolar-se entre a sua casa e a Universidade do Porto.

Os juniores vão ocupar a Universidade do Porto durante todo o mês de julho e na primeira semana de setembro altura em que os melhores alunos do ensino secundário aprendem a fazer investigação académica em áreas como as Ciências da Vida e da Saúde, Física ou Matemática.

O maior programa nacional de introdução ao ambiente universitário é feito pelo trabalho diário de mais de 300 estudantes, professores, investigadores e técnicos de todas as faculdades e vários centros de investigação da U.Porto e conta com o apoio de 32 Câmaras Municipais que financiam algumas participações de estudantes na UJr.