Exposição combina centenas de objetos realizados por estudantes da FBAUP nas últimas quatro décadas.

São mais de 300 obras originais ligadas ao Desenho, à Gravura ou à Serigrafia, que, em conjunto, procuram ilustrar o ensino artístico praticado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) nas últimas quatro décadas. É essa viagem no tempo e na arte que se propõe  em “Ver, Fazer, Pensar, Editar”, exposição que vai estar patente ao longo das próximas semanas, no Museu da FBAUP.

Ponto culminante  do Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP (financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais), a exposição resulta da reunião, inventariação e preservação de um extenso espólio com mais de 4000 obras. Esse trabalho, desenvolvido entre 2012 e 2013, tem permitido restabelecer e fortalecer a memória pedagógica e artística do ensino da FBAUP, a partir de exemplares até agora ausentes na coleção da faculdade.

A exposição compreende a apresentação de centenas de objetos que vão desde exercícios da prática do Desenho – do primeiro ao terceiro ano curricular – à Gravura e Serigrafia, realizados pelos estudantes que passaram pela FBAUP nas últimas décadas.

A inauguração de “Ver, Fazer, Pensar” está marcada para as 18h00 desta sextra-feira, 10 de janeiro. Depois deste momento inaugural, a exposição poderá ser visitada até 18 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10 horas às 13h00 e das 14 horas às 17h00.

A entrada é livre.