40 anos de ensino das Belas Artes reunidos em exposição

Exposição combina centenas de objetos realizados por estudantes da FBAUP nas últimas quatro décadas.

São mais de 300 obras originais ligadas ao Desenho, à Gravura ou à Serigrafia, que, em conjunto, procuram ilustrar o ensino artístico praticado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) nas últimas quatro décadas. É essa viagem no tempo e na arte que se propõe  em “Ver, Fazer, Pensar, Editar”, exposição que vai estar patente ao longo das próximas semanas, no Museu da FBAUP.

Ponto culminante  do Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP (financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais), a exposição resulta da reunião, inventariação e preservação de um extenso espólio com mais de 4000 obras. Esse trabalho, desenvolvido entre 2012 e 2013, tem permitido restabelecer e fortalecer a memória pedagógica e artística do ensino da FBAUP, a partir de exemplares até agora ausentes na coleção da faculdade.

A exposição compreende a apresentação de centenas de objetos que vão desde exercícios da prática do Desenho – do primeiro ao terceiro ano curricular – à Gravura e Serigrafia, realizados pelos estudantes que passaram pela FBAUP nas últimas décadas.

A inauguração de “Ver, Fazer, Pensar” está marcada para as 18h00 desta sextra-feira, 10 de janeiro. Depois deste momento inaugural, a exposição poderá ser visitada até 18 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10 horas às 13h00 e das 14 horas às 17h00.

A entrada é livre.