Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais é um dos presentes no debate sobre a Ciência em Portugal.

Nomes como Carlos Fiolhais, Helena Nazaré, Augusto Santos Silva e Vital Moreira vão estar na Universidade do Porto no próximo dia 16 de setembro, para debater os 40 anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior.

A iniciativa surge no âmbito do recente lançamento do livro “40 anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior”, uma obra organizada por Maria de Lurdes Rodrigues e Manuel Heitor. O livro conta com o contributo de vários autores e mostra o percurso das políticas de ciência e de ensino superior ao longo dos últimos 40 anos, analisando-se os fundamentos constitucionais, os contextos institucionais e os recursos humanos e financeiros mobilizados, identificando-se o papel dos diferentes atores e tendo como pano de fundo a evolução política nacional e europeia.

A sessão tem início às 16h00, no Salão Nobre da U.Porto com uma mesa redonda sobre políticas de ciência que contará com Carlos Fiolhais, Alexandra Vilela e Lino Fernandes com a moderação de António Firmino Costa. Uma hora depois, Alberto Amaral, Helena Nazaré, Augusto Santos Silva, Vital Moreira e Suzana Martins debatem sobre as políticas de Ensino Superior, numa mesa moderada por Pedro Teixeira.

Esta iniciativa é organizada pela Universidade do Porto e pelo Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior. Este livro é dedicado à memória de José Mariano Gago. Com o objetivo de preservar a memória do seu pensamento, mas também a memória da forma persistente como se dedicou à ciência e ao país, como valorizou o diálogo, o debate e a crítica, tanto no processo político como no da produção de conhecimento.