FEUP acolhe nova edição do European BEST Engineering Competition.

Arranca este  fim-de-semana (8 e 9 de março), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a 6ª edição da European BEST Engineering Competition (EBEC), competição que irá pôr à prova as capacidades técnicas e de improviso dos 200 estudantes inscritos na prova, que se desenrola num formato de 24 horas “non stop”.

A competição é dividida em duas modalidades: “Team-Design”, em que os estudantes têm que desenvolver um protótipo “surpresa”, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e “Case-Study”, em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão. Este ano a prova do Case-Study será fornecida pela Bosch.

Esta edição contará com 50 equipas, divididas pelas categorias de “Team-Design” e “Case-Study”. Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver 50 estudantes da FEUP e Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade para prestar apoio aos 200 participantes.

O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 14h30 de sábado, dia 8 de março. A competição termina no dia seguinte, às 14h30. No dia 10 de março cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri. Os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 13h30.

Esta mega competição é organizada pelo Board of European Technology Students (BEST Porto), sediado na FEUP. A EBEC Porto é umas das muitas competições que vão decorrer em 87 cidades da Europa. As equipas vencedoras passam para a fase seguinte: EBEC Portugal, a ter lugar em Lisboa, em abril. As melhores equipas dos vários países vão competir na fase final em Riga, na Letónia, em agosto.

O que é o BEST Porto?

O Grupo Local BEST Porto, fundado há 18 anos, sediado e apoiado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está também representado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente conta com a participação ativa de mais de 50 membros e, a nível local, abrange mais de 10 000 alunos de ambas as faculdades. O BEST Porto organiza, anualmente, mais de 10 eventos locais e internacionais.

O projeto EBEC é desenvolvido pelo BEST, uma associação de estudantes voluntários a nível europeu, não governamental e sem fins lucrativos. Fundada em 1989, tem como objetivo o desenvolvimento da educação complementar, o apoio à carreira, a internacionalização e o envolvimento educacional dos estudantes, através da promoção de serviços e atividades que aproximam estudantes, empresas e universidades. Atualmente, o BEST está presente em 33 países europeus, tendo 96 grupos locais (6 deles em Portugal: Almada, Aveiro, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto), abrangendo assim um universo de cerca de 1 300 000 estudantes europeus e contanto com cerca de 3 600 membros.

Recentemente, a EBEC Porto foi creditada pela Reitoria da Universidade do Porto, graças ao sucesso das edições anteriores. Por este motivo, na presente e em futuras edições desta competição a nível local, cada participante estará habilitado a receber 1,5 ECTS pela participação.