Competição promete agitar os corredores da Faculdade de Engenharia durante 24 horas. (Foto: FEUP)

Regressa este fim-de-semana aos corredores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) mais uma edição da European BEST Engineering Competition (EBEC), a competição de engenharia que todos os anos põe em causa a capacidade de improviso, o poder de raciocínio e as noções de engenharia adquiridas nas aulas. Tudo isto embrulhado em materiais de baixo custo e 24 horas de competição non-stop envolvendo 240 estudantes da FEUP e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) unidos pelo mesmo objetivo: um lugar na final nacional, que decorrerá na cidade do Porto em abril e que lhes poderá carimbar o passaporte para a final europeia marcada para agosto, na República Checa.

Promovida pelo Board of European Students of Technology (BEST Porto), esta competição decorre num formato 24 horas e está dividida em duas modalidades: “Team-Design”, em que os estudantes são convidados a desenvolver um protótipo “surpresa”, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e o “Case-Study”, em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão.

Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver 50 estudantes da FEUP e FCUP, disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade para prestar apoio aos 240 participantes.

O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 14h00 deste sábado, dia 4 de março. A competição termina no dia seguinte, às 14h30. No dia 6 de março, segunda-feira, cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri. Os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 13h30.

Na última edição da EBEC Porto, a equipa vencedora na categoria de “Case Study” acabaria por representar Portugal na final europeia que decorreu na cidade de Belgrado, de 1 a 10 de agosto. A equipa era constituída por estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e destacou-se entre todos os restantes participantes na prova, tendo garantido o primeiro lugar do pódio.

O programa completo está disponível em http://ebec.bestporto.org/