As inscrições decorrem até ao dia 25 de fevereiro.

Estão abertas as inscrições para a edição 2014 da “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE), uma iniciativa que nos próximos dias 12, 13 e 14 de março, leva à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) cerca de 1500 alunos do ensino secundário.

Tal como nos anos anteriores, a SPE 2014 deverá contar com a participação de estudantes de cerca de 70 escolas do ensino secundário portuguesas, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto os projetos e os laboratórios da FEUP através de 120 percursos especialmente criados para a edição deste ano. São 70 atividades à disposição dos alunos do secundário,divididas em cinco grandes áreas temáticas – “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo” – através das quais se pretende dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia.

Para os alunos do 12º ano, que já têm uma preferência forte por uma área específica da engenharia, é dada a possibilidade de escolherem um percurso monotemático, em torno de cada uma das diferentes áreas da Engenharia lecionadas na FEUP,  este ano com a novidade da participação de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Este ano a SPE conta com uma novidade: a realização de sessões da Women in Engineering Portugal (WIE-Portugal), no âmbito da parceria estabelecida a propósito da iniciativa “Profissão: Engenheira”. As sessões serão agilizadas pela secção da WIE que se encontra neste momento em formação na FEUP. A WiE é uma organização mundial que promove as mulheres no mundo da engenharia e da ciência que pretende ajudar quem já está inserido no mundo da engenharia, bem como  influenciar as gerações mais jovens através da apresentação testemunhos de mulheres que prevaleceram nesta carreira.

Os participantes da SPE vão ter também a oportunidade de travar um contacto mais direto com alguns grupos estudantis ligados à FEUP: a Associação de Estudantes (AEFEUP), o BEST Porto, a Tuna Feminina de Engenharia (Tunafe), Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e o núcleo de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Informática (NuIEEE) e ainda a Engenharia Rádio.

De forma a incentivar a participação dos estudantes nas atividades, foi criado um passatempo que premiará a melhor fotografia sobre a “Semana Profissão: Engenheiro”. Este ano o tema do concurso é “Uma selfie na FEUP!”, sendo que o registo fotográfico mais votado pelos cibernautas (a votação estará online no facebook da Profissão:Engenheiro) vai ser premiado com a experiência de “Ser estudante FEUP por um dia” (em que poderá descobrir como é fazer parte do mundo académico) e também uma máquina de calcular Casio.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única de os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. Todas as atividades propostas e os percursos idealizados pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia-a-dia, assim como dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.

As inscrições para a SPE 2013 estão a decorrer até ao dia 25 de fevereiro no site do evento.