Ciências da Comunicação A Licenciatura em Ciências da Comunicação (LCC) da Universidade do Porto celebra no próximo dia 14 de outubro 15 anos de existência. A efeméride será assinalada com um programa de iniciativas que, ao longo do dia, vão reunir atuais e antigos membros do curso.

O programa de festas arranca às 10h00 e terá como primeiro ponto alto uma palestra sobre a génese das Ciências da Comunicação na U.Porto e os desafios do futuro, protagonizada por Augusto Santos Silvaprofessor da Faculdade de Economia (FEP) e ex-ministro da Educação, da Cultura, dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional. Segue-se uma série de mesas redondas que, até meio da tarde, vão juntar à mesma mesa antigos diretores da LCC (11h30), antigos estudantes (15h00) e empregadores (16h00).

Até final do dia haverá ainda espaço para a cerimónia de reconhecimento de mérito dos melhores estudantes dos ramos de Jornalismo, Assessoria e Multimédia, uma sessão comemorativa dos 10 anos da Biblioteca Ciências da Comunicação (Biblioteca CC) e um concerto a cargo do Orfeão Universitário do Porto (OUP). O programa encerra com uma festa dos estudantes da LCC (piso 0).

JPN

O JornalismoPortoNet (JPN) é um dos projetos mais marcantes da história do curso. (FOto: Egídio Santos / U.Porto)

Criado em 2000, o curso de Ciências da Comunicação oferece um ensino de ponta nas áreas do Jornalismo, Assessoria de Imprensa e Multimédia. Depois de uma primeira vida num edifício pertencente ao antigo edifício de Minas da Faculdade de Engenharia, as instalações do curso expandiram-se progressivamente para o vizinho edifício “Parcauto”, ocupado anteriormente pela Faculdade de Direito e pela Escola Superior de Tecnologias da Sáude do Instituto Politécnico do Porto. Para além das salas de aula, a estrutura engloba vários estúdios de rádio, um estúdio de televisão, uma redação para os projetos jornalísticos desenvolvidos pelos estudantes (ex: JPN), salas de apoio à investigação, entre outras valências.

Mais recentemente, a presença de Ciências da Comunicação na Praça Coronel Pacheco foi uma das razões escolhidas para ali se instalar o Polo de Indústrias Criativas (P.INC) do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC).