As candidaturas à 6ª convocatória do Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol podem ser feitas até 31 de março.

São 144 mil euros que a Fundação Repsol, através do seu Fundo de Empreendedores, vai disponibilizar para apoiar cada startup inovadora no setor da energia e da mobilidade. É a primeira vez que a Fundação espanhola abre candidaturas em Portugal e o parceiro nacional escolhido para apoiar este projeto é o INESC TEC.

As candidaturas, que podem ser feitas online, estão abertas até dia 31 de março e dirigem-se a pequenas e médias empresas, ainda que também possam participar pessoas individuais que ainda não tenham constituído a sua empresa.As propostas selecionadas vão receber um apoio económico a fundo perdido de até 144 mil euros num ano, para além de formação especializada, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.

Em Portugal, o interlocutor de apoio aos empreendedores é o INESC TEC. Os projetos ibéricos selecionados vão ser anunciados em julho e, a partir daí, apoiados financeiramente todos os meses.

Apesar de em Portugal ser a primeira vez, esta é a 6.ª fase de candidaturas ao Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol. O apoio é feito às melhores startups com soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade.

O Fundo de Empreendedores apoia startups em dois níveis de desenvolvimento. Na categoria “Em fase de projeto” cabem as startups que estejam a desenvolver uma tecnologia e/ou um modelo de negócio inovador que já está a ser demonstrado num contexto controlado ou inclusive num ambiente real, e que ainda não tenham chegado à fase do planeamento comercial. Já a categoria “Ideias em desenvolvimento” destina-se a startups que estão num nível de desenvolvimento tecnológico e/ou de modelo de negócio mais precoce que o anterior.

O processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano no caso dos projetos. No caso das startups candidatas na categoria “ideias”, durante um ano, os projetos são apoiados com 2 mil euros por mês.

Este programa de apoio às startups vai ser apresentado no próximo dia 20 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 14h00, no auditório A do INESC TEC ( campus da FEUP). Nesta sessão, que vai contar com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, será ainda assinado um protocolo entre a Fundação Repsol e o INESC TEC. A entrada, embora gratuita, está sujeita a inscrição prévia.

Vão ainda realizar-se mais duas sessões de apresentação a nível nacional: no dia 21 de fevereiro, às 09h30, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e  no mesmo dia, às 16h00, na Universidade Nova de Lisboa.