Primeira-Guerra-Mundial

Centenário do início da Primeira Guerra Mundial vai ser lembrado por investigadores de renome no campo da História.

Como forma de lembrar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Câmara Municipal do Porto, realizam, de 2 a 4 e outubro, um Colóquio Internacional e Interdisciplinar com o tema “A arte nas trincheiras | Nas trincheiras da arte”.

Este Colóquio Interdisciplinar pretende aprofundar a discussão em torno da participação de Portugal na Primeira Grande Guerra, mediante uma reflexão conjunta e articulada que, para lá de questões de natureza estritamente histórico-política, incida sobre os vários campos artísticos, com especial destaque para o campo da Literatura.

Para liderar esta reflexão, vão passar pela FLUP nomes importantes de professores e investigadores nacionais e internacionais no campo da História. Entre eles contam-se Gonçalo Vilas-Boas, Manfred Schmeling, Marta Correia, Rui Carvalho Homem, Vita Fortunati, Ana Gabriela Macedo, entre outros.

A programação completa do evento conta com conferências plenárias e reuniões.

Mais informações disponíveis no site oficial do evento.