Universidade do Porto é campeã nacional universitária de Vela

CNU de Vela 2016

A seleção da U.Porto dominou o pódio do Campeonato Nacional Universitário de Vela. (Fotos: DR)

Os estudantes velejadores da Universidade do Porto sagraram-se campeões nacionais universitários de Vela, na prova que decorreu nos dias 29 e 30 de outubro, em Aveiro.

As equipas da U.Porto mostraram a sua força alcançando os dois primeiros lugares do pódio deste Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Vela – Raquero, mesmo sob condições climatéricas que não foram as melhores para a prática da vela.

A nova equipa campeã nacional universitária é constituída pelos irmãos Diogo e Pedro Costa e por Manuel Filgueiras. Os segundos classificados foram Manuel Rosa, Maria Melo e José Valente. A equipa U.Porto 2 , constituída pelos estudantes Ricardo Guedes, Gonçalo Reis e João Santos, alcançou o 6.º lugar da geral

Esta foi uma prova atípica devido à escassez de vento, que não permitiu que se realizassem as finais do Campeonato, sendo a classificação final definida pelos lugares que cada equipa alcançou na fase de grupos. Em segundo lugar também terminou a Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Destaque especial para a equipa campeã nacional universitária, que teve o privilégio de contar com dois campeões do mundo de vela. Os irmãos Pedro e Diogo Costa venceram em julho deste ano, em Itália, o Campeonato do Mundo de Vela na classe de 420.

A Universidade do Porto volta a competir nos dias 23 e 25 de novembro, no Campeonato Nacional Universitário de Ténis por equipas, em Lisboa.